sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Marketing Político

A conceituação técnica, os passos para definição da estratégia eleitoral do candidato, considerando-a não como uma batalha, mas sim como a articulação das diversas batalhas no sentido de alcançar a vitoria. Trata portanto, do conjunto de ações que devem conduzir à eleição do candidato seus objetivos a alcançar, os adversários a vencer, a base social e política em que se apoiar, os aliados a conquistar, o programa ou propostas a defendar e, enfim as práticas a implementar.
O Marketing Político vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo eleitoral. São técnicas e conceitos modernos e eficazes, garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente.
As campanhas eleitorais deixaram de ser intuitiva e se tornaram racionais, os palpites gratuítos cederam lugar à pesquisa; os temas principais com determinadas palavras de ordem, aparentemente correta mas aleatórias, agora tem origem em slogans com conceito e estratégia.
Enfim a propaganda política deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional.
Comparando com campanhas de produtos e serviços de um lado está o produto/serviço; do outro o mercado consumidor. Na campanha eleitoral de um lado o candidato e do outro os eleitores conforme citado por figuereido.
Para uma campanha eleitoral tem de existir uma organização para haver sucesso. Planos estratégicos, detalhamento de atividades, tempo e recursos, propaganda com a mão de obra especializada, acompanhamento de todo o processo.
O Marketing Político são todos os recursos utilizados na troca de benefícios entre candidato e eleitores.
Esses benefícios entre candidato e eleitores são promessas, as vantagens do candidato e a sua linha de comunicação que são os votos e as informações necessária para obtê-las.
Para o planejamento de uma campanha tem que existir a administração que é a força de vendas, formada pelo próprio candidato, seu partido e os grupos que lhe apoia, a escolha de temas específico a serem tratados e a definições de suas posições a proposito dos temas, a utilização da mídia, aparições voluntárias, auxilio voluntário, acompanhamento dos resultados.

Um comentário:

  1. As campanhas eleitorais vitoriosas devem ser multidisciplinares, envolvendo uma série de profissionais de diversas áreas. Não existe mais espaço para as campanhas de improviso, feitas apenas na base da intuição de acordos políticos. Acabou a era do candidato centralizador de poder.

    ResponderExcluir